Powered By Blogger

domingo, 16 de dezembro de 2018

Volta da Pampulha 2018

A Vola da Pampulha 2018 foi finalmente uma Volta da Pampulha de verdade, depois do fiasco em 2016, quando parei duas vezes para visitar as casinhas químicas e terminei andando com o Edu, que estava com o joelho totalmente detonado (eu achei interessante andar, para evitar mais movimentos peristálticos)

Dessa vez não exagerei na comida na véspera (e nem na cerveja) e ainda fiquei mais "leve" antes da prova, visitando os banheiros do Mineirão. Aliás, isso só foi possível porque a largada e chegada neste ano foram no Mineirão, o que significa uma Vola da Pampulha mais longa e com uma descida  íngreme na largada (que é a subida equivalente na chegada). O sentido da volta na lagoa também foi invertido, mas isso não fez muita diferença.

Outra diferença foi ter largado em um pelotão especial lá na frente, o pelotão Polar. Basicamente largamos com a elite. Isso significa caminho livre à frente, lógico. Mas também significa risco de atropelamentp na largada. Afinal, mesmo saindo a 4m00/km, isso significa ser muito mais lento que os caras mais rápidos largando no povão. Especialmente porque a largada é em descida, aí é que o pessoal solta o freio e larga desgovernado!

Nos primeiros 2km minha preocupação foi só não ser atropelado e não tomar algum encontrão que me fizesse derrubar a câmera. Após um 1º km a 4m40/km sendo ultrapassado como se fosse uma velhinha num andador, estabilizei o o 2º km a 5min/km tentando correr no canto. Logicamente continuei sendo ultrapassado como se fosse uma velhinha num andador... Aliás, largar na frente significa ser ultrapassado o tempo inteiro, o que não é exatamente bom para o psicológico. A sensação é a de que você está fazendo força pra cacete e isso não adianta porcaria nenhuma, todo mundo te ultrapassa. É uma sensação de estar muito mais cansado do que realmente deveria estar.

Mas de alguma forma e dando umas paradas estratégicas para filmar boas tomadas, acabei terminando a prova em 1h37m, num ritmo de mais ou menos 5m15/km. O clima estava bom pra correr, fresquinho e o sol que apareceu não esquentou muito a manhã. Mas a subidinha no final foi de xingar a mãe do organizador...

O link do vídeo da Pampulha está abaixo e já vai direto ao ponto:


Mas para se for preferível, basta ir no vídeo abaixo até o 4m57:



Nenhum comentário: