Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O Rei da Montanha 21k

As provas d'O Rei da Montanha são uma espécie de introdução aos corredores de rua que querem começar a experimentar como é correr fora do asfalto. São provas que não têm muita exigência técnica, com a maior parte de seu percurso em estradas de terra, sem trechos difíceis ou exigentes de single track. 

Isso não quer dizer que sejam provas fáceis. A altimetria é bem mais exigente do que se costuma ver em provas de asfalto, mas como o trajeto é praticamente todo feito em estradas de terra, são provas em que o atleta corre o tempo inteiro se conseguir aguentar a altimetria exigente. O chão não representa um impeditivo, como acontece em provas trail mais técnicas, onde se enfrentam barrancos, trilhas fechadas, picadas, poços de lama, rochas e outros obstáculos que não permitem correr o tempo inteiro.

Considerando minhas condições físicas, fui para os 21km. Correr os 42km sem estar treinado seria puro sofrimento e nas distâncias menores talvez não tivesse a possibilidade de sentir o máximo possível da prova. Foi uma boa escolha, a prova foi exigente, mas não extenuante. Exigente pela altimetria, mas sem a necessidade de muita técnica. E deu para testar o tênis que a 361 me mandou, o Overstep 2, um tênis de trilha mais leve, quase intermediário, de cravos baixos e perfil bem adequado para a prova.

A minha preocupação é que tinha chovido muito nos dias anteriores, mas isso não transformou as estradas de terra em trilhas lamacentas, como imaginei. A prova estava bem corrível e rápida e a umidade no solo foi até melhor porque não levantava muita poeira. Além disso, o clima estava bom para correr, um solzinho discreto que logo se foi, mas sem indício de chuva e uma temperatura amena para dezembro em SP.

Nessas condições, meu joelho esquerdo não sentiu a prova trail e aguentou bem. Mesmo sem fazer extrema força, fechei a prova em 2h21, um tempo de meia-maratona muito razoável para as condições, especialmente se considerar que o vencedor fez 1h28. 43º lugar em 109 homens, bom para quem foi pra se divertir.





Nenhum comentário: