Powered By Blogger

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Speed Run SP - 30km

A Speed Run SP era a antiga New Balance 15km, que mudou de nome porque... sei lá porque! Só sei que normalmente a prova tem um nome que remete à maior distância em curso e neste caso era o contrário, já que apesar do nome original 15km, a prova ainda tinha a distância de 30km.

De qualquer forma, com a mudança do nome, a NB 15km, que já vinha criando uma pequena tradição, acabou de vez. Lógico que ao longo dos anos o próprio perifl da prova mudou. Ela começou como "Excelent Series" porque demandava um tempo mínimo para que a pessoa pudesse se inscrever, como se fosse uma mini-Maratona de Boston. Os tempos não eram tão seletivos assim (eu entrei!), mas deixavam muita gente de fora, então isso logo foi revisto. Agora parece que a New Balance realmente está saindo desse negócio de "prova proprietária", sendo apenas uma patrocinadora em 2022 e nem sabemos se vai rolar a mesma prova em 2023.

O que importa é que a distância de 30km a 3 semanas da realização da SP City Marathon acabou sendo uma grande sacada, já que muita gente aproveitou - inclusive eu - para fazer um de seus longões para a SP City nessa prova, um ambiente controlado, com hidratação e apoio muito melhores do que correndo nas ruas por aí.

A prova, em geral, foi bem organizada. Para a distância menor, de 15km, aparentemente houve um erro na distribuição de postos de água e no meio da prova faltou esse abastecimento, mas para os 30km, assim como para os 7,5km, tudo correu bem. O trajeto, embora não seja dos mais vistosos e atrativos, o velho vai-vem na Marginal Pinheiros, tem a vantagem de ser rápido e plano. E para viabilizar os 30km, os corredores atravessavam algumas vezes a Ponte Estaiada, de modo que acabou não sendo uma prova totalmente plana. O que é bom, considerando que a própria SP City também não é plana.

Largada muito cedo tem o seus problemas de deslocamento, especialmente para quem usa transporte público, mas ajuda na temperatura. Realmente tava um clima bom, friozinho, e quando começou a esquentar um pouco a prova terminou.

Eu corri a prova no ritmo de 5m30/km, que é um pouquinho mais rápido que o previsto na SP City. Embora o ritmo tenha se mantido mais ou menos constante, o nível de esforço não esteve assim, o final da prova foi meio sofrido para manter esse ritmo, o que não é muito bom. Realmente, nos kms finais, o que me motivou foi saber pelo Giovanni que teria cerveja na tenda da Quark... e era IPA!!!

Missão cumprida, IPA degustada, aparentemente tudo ok para as duas provas restantes do Pelotão Sub2/Sub4!!






Nenhum comentário: