Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2021

Volta SP 10k 2021

E a primeira corrida de rua "de verdade" em São Paulo após o início da pandemia. Ainda uma corrida de teste, mas dessa vez aberta à inscrição ao público (diferentemente da Corrida do Protocolo de 2020), com muita atenção aos protocolos de saúde e atuação da Abraceo, a Associação brasileira de organizadoras de corrida de rua criada em razão da pandemia.

E como foi? retirada do kit com escalonamento com base no número final do CPF, exigência de exame PCR-RT negativo ou realização de teste de antígeno no momento dessa retirada do kit, preocupação com distanciamento social, retirada em um lugar arejado (estacionamento da loja Decathlon do Morumbi), arena da prova no Parque do Povo, também com a preocupação de evitar muita muvuca, exigência de uso de máscara antes, durante e depois da prova, inclusive com o fornecimento de máscaras pela organização no meio do percurso (já que elas ficam molhadas e perdem a propriedade protetora), largada em ondas, com distanciamento entre os corredores dentro das ondas, fornecimento de água e retirada de medalhas pós-prova sem contato entre o staff e os corredores, bastante preocupação com a muvuca no pós-prova, inclusive tendo sido paralisada a premiação no pódio por conta do acúmulo de pessoas, realização de testes RT-PCR uma semana após a prova, além de envio de diversos questionários para monitorar o estado dos atletas e organizadores.

De resto, tudo normal numa prova. Lógico que vários corredores baixavam a máscara e depois eram alertados pelos staffs para subirem a máscara (além dos fixos, haviam staffs rodando de moto no percurso para fazer esse alerta). O percurso na Marginal Pinheiros é conhecido, rápido, simples (vai e volta) e oferece a vantagem de não ter acesso a público assistindo, e quem conseguiu sentou a bota. O clima ajudou, e eu mesmo fiz um tempo interessante, 48m12, mesmo não tendo ideia de como seria a performance. 5 primeiros quilômetros a 4m52 e depois acelerei um pouco pra fechar com média de 4m48/km. 

No meu caso, a máscara ficou no rosto o tempo inteiro, exceto na hora em que ia beber água, e é lógico que atrapalha um pouco, talvez nem tanto na performance real, mas certamente na sensação de abafamento. E a galera, aparentemente, correu bem também, primeiros colocados na casa dos 31min, alguns recordes pessoais, e a motivação de estar novamente numa prova ajudam bastante! Que a pandemia passe de vez e que as coisas realmente voltem logo ao normal!!!!!



Nenhum comentário: