Powered By Blogger

domingo, 21 de março de 2010

Enquanto em Roma...

... rola maratona, com vitória etíope - Siraj Gena, com 2h08min39s, completando a prova descalço para homenagear o grande Abebe Bikila, que há 50 anos vencia a maratona olímpica em Roma -, aqui em São Paulo muita gente na prova de Abertura da Corpore.

Hoje é 21 de março e esta foi a minha primeira prova de corrida o ano!! Quase um 1 quarto do ano se passou e só agora uma prova!! E, ainda assim, uma daquelas que você "vai pra fazer", já que não era objetivo de nada e, pior, rolou um dia depois de um longão fatigante de 32k.

Como o trânsito da USP fica absolutamente caótico nesses dias, fui de bike. Dá uns 15km de casa até lá. Ou seja, 30k pedalando, porque tem a volta. E vou contabilizar isso como treino de bike, regenerativa, até mesmo porque foi regenerativo. Apesar de sinais, faróis e trânsito, gastei uns 40, 45 minutos pra chegar lá, o que deve dar mais de 20km/h de média.

A prova em si, foi até legal. O clima de prova de sempre, muita gente, alguns com a expectativa de estréia, outros mais veteranos querendo fazer tempo, mas um astral muito bom, muito gostoso. A Abertura Corpore este ano ia ter 11km, mas por conta de obras na USP, na rua que sai da raia e chega no cavalo, acabaram reduzindo pra 10,5km, fazendo uns cotovelos na Av. Escola Politécnica, fora da USP. Resultou numa prova um pouquinho mais travada por causa dos cotovelos, mas ainda assim bem plana e rápida.

Ao contrário dos outros anos,  não fez um sol de esturricar. Ao contrário, choveu na Politécnica. Desde que eu corro por ali, acho que é a primeira vez que eu não pego um sol de deserto do Saara por lá! Isso acabou ajudando. Saímos bem devagar, eu, Pablo, Bota e o Gabriel, que disse que tava tão quebrado que quase se afogou ontem (imagino a manchete: "Professor de educação física e triatleta morre afogado em piscina com profundida de de 2m!"). Passamos o primeiro quilômetro já abaixo de 6min/km, mais rápido do que gostaríamos. O segundo foi a 5min25/km. O terceiro já bateu nos 5min17s e o Gabriel e o Bota já ficaram pra trás? Como tava bom de correr eu e o Pablo seguimos juntos, ele me empurrando no ritmo, que foi baixando, até chegar abaixo dos 5min/km.

No final, deu 53min44s, para 10,5km. 5min07/km. Bem forte pra quem mal andava no final do treino de ontem. Os últimos 500m a gente ainda fez em 2min, o que predizia um quilômetro na cada dos 4min. Duro foi voltar de bike embaixo da chuva, mas ela logo parou para dar lugar a um sol de doer... preferia a chuva!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Pra quem tinha feito 32km no dia antgerior, foi muito bom esse tempo hein. Eu estaria em day off total! rs

O pessoal aceitou na boa essa redução de 500m no percurso? Ou ficou valendo como 1/4 de maratona?

Ontem teve prova pacas. Não vi nenhum vídeo do campeão descalço. Depois da meia de NYC, vi tb a maratona de Los Angeles. Essa era punk. Tinha subida a la Brigadeiro que era de assustar.

Boa semana!

Shigueo

Ricardo Nishizaki disse...

Bom, Shigueo, não tinha como não aceitar essa modificação no percurso. A avenida onde ia passar a corrida tá ruim mesmo, terra, pedra, estreitamento, máquinas... tá um canteiro de obras. Pra treino, onde passa um de cada vez, até dá, mas pra comportar uma manada de corredores ia ficar complicado. Eu achei chata a redução dos tradicionais 12k que essa prova de abertura tinha, para os 11k. De 11k pra 10,5k, não teve muita diferença, a merda já tava feita.

Eu também ia ficar num off, mas como já tava inscrito...

E LA REALMENTE não é um lugar para pedestres...

Ricardo Nishizaki disse...

Bom, Shigueo, não tinha como não aceitar essa modificação no percurso. A avenida onde ia passar a corrida tá ruim mesmo, terra, pedra, estreitamento, máquinas... tá um canteiro de obras. Pra treino, onde passa um de cada vez, até dá, mas pra comportar uma manada de corredores ia ficar complicado. Eu achei chata a redução dos tradicionais 12k que essa prova de abertura tinha, para os 11k. De 11k pra 10,5k, não teve muita diferença, a merda já tava feita.

Eu também ia ficar num off, mas como já tava inscrito...

E LA REALMENTE não é um lugar para pedestres...