Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Meia Maratona da Maratona de Sorocaba 2025

Meia Maratona da Maratona de Sorocaba. Já tinha feito a Maratona de Sorocaba e gostado, apesar do problema de erro na colocação de um retorno, o que resultara em quase 1km a menos na prova. Um erro pontual, mas que marcou muito na época (é ruim, mas eu tava tão quebrado que agradeci muito...)

Para este ano, correr a meia estava bom. Até porque após Buenos Aires, a recuperação não estava completa e a preparação não permitira correr uma maratona inteira de forma razoável. E acabei tendo sorte nessa opção, porque o mês de novembro foi complexo, com duas viagens em finais de semana para atrapalhar muito a preparação. Pior ainda é que em uma delas, em um acidente etílico, eu lesionei o dedão do pé direito (acredito ter fraturado levemente, mas não cheguei a realizar os exames necessários), o que atrapalhou mais ainda nos dias possíveis de preparação.

Nesse espírito, a ideia era simplesmente completar a prova. Fazer os 21,1km em ritmo tranquilo não seria problema, em princípio, já que ao menos já contava com uma carga mínima de volume de uns 45km/ semanais antes desses problemas

Outro ponto de sorte é que embora o verão esteja demorando muito a chegar neste ano, com temperaturas bem baixas para os meses de setembro, outubro e novembro, justamente no final de semana da prova a temperatura prometia subir aos patamares normais. E o patamar normal de temperatura de novembro em Sorocaba é bem alto. Assim, correr "só" 21,1km e terminar antes de o calor pegar forte passou a ser bem interessante.

O kit da prova era absurdo. Com patrocínio da Rede Bom Sabor de Supermercados, veio recheadíssimo, com 39 itens!!


No dia da prova, confirmou-se a questão climática. Promessa de muito calor, que já tinha castigado os corredores de 5 e 10km no sábado à tarde. Mas tudo bem, eu só ia passear mesmo... 

Largada ordenada, tranquila, um número de corredores bom mas não lotado (cerca de 2.400 na meia), sem embolamento com o pessoal da maratona que tinha largado 45 minutos antes (cerca de 1.050 na maratona completa), e uma prova redonda em seu trajeto. Como já acontecera anteriormente, a prova se concentrou em uma avenida plana que corta Sorocaba de norte a sul e que não poderia ser totalmente interditada em toda sua extensão, o que fez com que os corredores, em diversos trechos, dividissem o uso da via com carros, tendo duas faixas reservadas para a corrida e 2 para os trânsito. Mas não houve incidentes, até porque não havia tantos corredores e eles já estavam razoavelmente espaçados quando isso ocorreu.

Os líderes e corredores mais rápidos da maratona encontraram os meio-maratonistas mais lentos no seu final de prova e pode ter havido um pouquinho de atrapalhamento com o trânsito, mas como os meio-maratonistas já estavam mais dispersados quanto isso ocorreu, acredito que não devam ter ocorrido maiores incidentes.

No mais, hidratação adequada (apenas em um posto encontrei água não gelada em um dos recipientes), e faltando uns 6km para o final da prova (tanto da meia como da maratona), um superposto com banheiros, e uma infinidade de itens: água, isotônico, fandangos, paçoquinha, batata frita, vaselina, paçoquinha, papel higiênico já dobradinho (!), protetor solar etc!! Uma feira!! E para completar, faltando 1km tinha um pessoal distribuindo cerveja!! Uhuhhuhuhuhu!!

Foi uma prova gostosa de fazer. Eu não tava com pique de correr forte, e meio que fui por ir, mas durante a prova a gente sempre melhor o humor, a vontade, porque a energia é sempre muito boa. O tempo que fiz, de 2h11m30, é muito lento até para mim, mas eu corri da prova leve, tranquilo e mesmo quando acelerei um pouco no final, "tive" que parar ao encontrar o posto de cerveja, diminuindo o meu ímpeto mas ampliando minha satisfação!!

E ainda tem que falar da medalha, bem legal, móvel, bacana e que já é meio que tradição da organizadora PROESP do Tony. Legal demais!!



Pra finalizar, antes de voltar de Sorocaba para casa, tinha que ter aquela passada na Padaria Real pra  a mais famosa atração turística da cidade: a coxinha da Real!!
 

Resumo do mês - Novembro/2025

139,7km rodados em 15 treinos e 1 Meia-Maratona

4h25 de futevolei

10 sessões de fortalecimento

25min elíptico

10min remo

15min spin bike


01 - 16,9 km rodados na USP, de Asics Megablast

02 - off

03 - 8km em 50min, de Asics Nimbus Senna

04 - 10min elíptico + fortalecimento + 5km rodagem, de Saucony Type A

05 - 6,9km rodando leve com subidas, de Nike Vomero + 1h20 de futevolei

06 - 6,3km aquecendo leve + fortalecimento + 2,3km desaquecendo, de Olympikus Corre 4

07 - Fortalecimento

08 - off

09 - 19,5km rodando leve, de Asics Megablast

10 - 9,6km leves na esteira, de Fila KR6

11 - Fortalecimento

12 - 9,6km rodando, de Olympikus Corre 4 + 1h35 de futevolei

13 - Fortalecimento

14 a 17 - off (viagem Fazendo Arte e contusão no dedão)

18 - Fortalecimento

19 - 10min remo + 15min spin bike + 20 min elíptico + 2,3km na esteira, de Nike Invincible

20 - Fortalecimento + 3,2km de Nike Invincible

21 - off

22 - 5,4km correndo na praia, sem tênis + fortalecimento

23 - off

24 - 9,7km rodando de Nike Vomero

25 - 1,5km aq na esteira + fortalecimento, de Saucony Type A

26 - 10,9km rodando e avaliando o dedão, de Asics Megablast + 1h30 de futevolei

27 - off

28 - Fortalecimento + 1,5km soltura, de Olypikus Corre 4

29 - off

30 - Meia Maratona da Maratona de Sorocaba, em 2h11m30s, bem tranquilo, de Saucony Kinvara Pro