Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

Um longo mais curto

Musculação na sexta, longão no sábado. Geralmente isso significa correr uma longa distância com as pernas cansadas (até porque tô levantando 320kg no leg press... a lombar tá meio dolorida de colocar os pesos no aparelho!!). O lado bom é imaginar que quando estiver com as pernas leves, vou correr mais. O lado ruim é que eu só posso imaginar, já que essa é a rotina de meses.

Mas o longo foi  mais curto. A previsão da planilha era a Meia da Praia Grande, mas como eu simplesmente esqueci de me inscrever, não vou, né? De qualquer modo, a idéia era fazer um primeiro tune-up de ritmo e velocidade em Praia Grande. Como eu vou pra Bilbao sem tanta pretensão de tempo, não prejudica não fazer essa medição.

Dessa forma, cheguei na USP sem saber o treino. O Gabriel me passou um longo de 24km, com volta de 10k, volta de 08k e a última volta com 06k, e ritmo progressivo. Os 10k eram para ser feitos bem lentamente (e foi, com 58min30 - 5min50/km), até porque estaria aquecendo e teria uma Biologia no meio. No 08k o ritmo subiria (e subiu, com 44min - 5min30/km) e nos últimos 06k era pra acelerar mais e ver o que saía (acelerei e saiu um 31min - 5min10/km). No final das contas, 2h13m para os 24km, o que dá um ritmo de 5min33/km. Mas o mais importante e interessante é ter conseguido correr leve, e chegar inteiro no final. Depois de tantos longões sofridos de se fazer, conseguir correr bem nesse foi um bálsamo. E o Saucony anda se comportando bem, sem bolhas e encheção de saco.

Semana que vem, sobe de novo, já que terei as 06hs de São Bernardo do Campo. Espero passar fácil dos 42km, ao mesmo tempo que não quero sofrer na prova. Vamos ver o que sai.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da ideia do post comentário anterior sobre ter os pontos de referência de cabeça para saber dosar as parciais... Eu preciso padronizar os meus treinos aqui pra fazer o mesmo mas achei muito válido!

Bom treino-"surpresa" hein! hehe

Boa sorte lá em SBC. Se fizer percurso parecido com a da meia de lá, é casca grossa, né?

Abs,
Shigueo

Ricardo Nishizaki disse...

Ah não, SBC tem um percurso tranquilo. Até porque é ultra de circuito, onde você fica rodando, rodando, rodando, eles escolheram um circuito bem plano, em uma avenidona nova no Centro da cidade.

Quanto às referências, acabo também tendo uma percepção melhor do esforço. Esse treino de 1,6k é em pista de atletismo?