Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

X-Terra Ilhabela Night Run - 18k

O final de semana puxado passou, mas ficou  no meu corpo. O treino de terça foi de tal forma miserável que eu preferi parar, depois de fazer a segunda Bienal e perceber que o Everest seria mais fácil. 5km, só pra dizer que tentei ir treinar (Mizuno Nirvana)

Mas tudo bem, férias chegando e um bota-fora interessante: o X-Terra de Ilhabela. Vários eventos, várias categorias e eu ia competir usando a inscrição do Fred nos 18k noturnos. Ele trocou a prova por uns treinos mais punks direcionados a Bertioga-Maresias e acabou ficando com a inscrição na mão. Não sou lá muito favorável a esse negócio de correr com a inscrição dos outros, mas como é uma prova que não premia categoria e como eu nunca sou premiado mesmo, fui pro Fred não perder a grana dele. 

Desci com o Nilton no carro, o único herói da equipe a tentar os 50k noturnos. Mas também, um cara que tá treinando pro La Mision, só pode fazer esse tipo de pedreira mesmo. Nós, mais tranquilos, íamos todos pros 18k, exceção à Isabel Brunetti, que ia pros 09km. E os 18k, na trilha à noite, já parecia bom demais!!


Os 50k fariam, na minha cabeça, um circuito já conhecido. Sai do Perequê, vai até Castelhanos e voltam, e os 18k deveriam pegar a estrada de Castelhanos só no começo, só a subida ao topo. De dia, era uma boa puxada, mas à noite, só de headlamp, prometia ser um festival de tropeços. Mas errei. Primeiro porque os 50k, embora fossem até Castelhanos, ainda percorreriam umas trilhas por lá, inclusive com trechos em que só se sobe de corda. O Nilton me contou isso com o olhar mais extenuado do mundo... E os meus 18k, por sua vez, não iriam até o topo da estrada de Castelhanos e nem foram um festival de tropeços... 

Na verdade, a prova não foi só na estrada, passando por algumas trilhas de single track, inclusive a Trilha da Cachoeira da Água Branca que se inicia no Portão do Parque Estadual e que é bem sinalizada e simples de se fazer andando de dia. Mas meio complicada para se fazer correndo à noite por causa da quantidade da raízes. Eu larguei meio meia-boca, como sempre, e só depois comecei a acelerar, achando que a gente ia ficar só em estrada de terra. O problema é que quando fiz isso, apareceu a primeira trilha - e o primeiro transitão. Saímos, voltamos pra estrada, em subida, onde passei um bocado de gente, mas logo depois veio a trilha da Água Branca e mais uma vez fiquei preso no trânsito. Sendo realista, não sei se passaria tão mais rápido se estivesse sozinho, mas sinto que perdi um pouquinho de tempo.

Quando a trilha caiu na estrada de Castelhanos, já em descida, tinha certeza que era só despencar pra baixo e terminar. Seriam uns 7 ou 8 km de descida e plano, e tentei tirar a diferença. E foi nessa que eu percebi que talvez tivesse perdido tempo na trilha, pela demora em encontrar outros corredores e pelo fato de tê-los encontrado, quase todos, bem mais lentos do que eu.

De qualquer modo, fechei, ou melhor, o Frederico Bem fechou em 1h53m53s (tempo líquido). Márcia e Pastor terminaram com 2h00m56s. Brunetti veio com 2h07m02 e o Giglio com 2h07m39s. E a Isabel fechou com 1h07m00, nos 09k. Já nos 50k, o Niltão terminou (e terminou-se) com 5h35m33s, um belo tempo, 24º colocado no geral e 3º pela idade.
Somados mais 18k pro meu North Face que já apresenta sinais de cansaço (biqueira, sola...), vamos pras férias!!

2 comentários:

E disse...

oi, nishi!!!

parabéns pelo super desafio!
gosto dessas corridas em trilha, mas ainda me acho muito verde até nas trilhas bem ensolaradas pra arriscar uma aventura dessas no escuro rsssssss
mas que dá vontade, dá!
entre as promessas pra 2012, está a edição desses 50k lá no rio de janeiro...

mais uma vez, parabéns!
e boas férias!!!
curta muito!

bjs

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Nishi vc é ultra que negócio é esse de ter corrido 18K vc deveria ter corrido os 50K...rsss...Valeu fera parabéns, fiquei sabendo que choveu a pacas e o terreno estava bem pesado.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com